Redação Colatina em Ação – 02/12/2019
A Prefeitura de Colatina vai realizar na próxima semana, no período de 2 a 6 de dezembro; a Semana Municipal de Prevenção à Aids; com uma série de atividades com a finalidade de conscientização da população sobre a doença e as orientações adequadas para o tratamento. Durante toda a semana serão oferecidos exames anti-HIV nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); que funcionam com as Estratégias de Saúde da Família (ESF) e que utilizam Teste Rápido.
De segunda a quinta-feira terá Testagem Rápida Anti-HIV, Sífilis e Hepatites B e C; no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, no horário de 7 as 10 horas.
Mais informações
Na quinta e na sexta-feira, dias 5 e 6, terá Testagem Rápida Anti-HIV com Fluido Oral; na Unidade 3 “Silas de Almeida Reis”, em São Silvano, no horário de 7 as 12 horas. Para mais informações, a Unidade funciona de 6 as 15h30, e está localizada na Rua Jacinto Bassetti, 73. O telefone é 3721-2682.
Na sexta-feira, de 7h30 as 13 horas, terá um estande no Calçadão da Rua Geraldo Pereira, Centro da cidade; com atendimento de Testagem Rápida Anti-HIV (Fluido Oral) e também para distribuição de preservativos e material educativo sobre HIV/Aids. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Escola Técnica de Enfermagem Enfertec.
O SAE/CTA está localizado na Rua Aroldo Antolini, 134, Bairro Esplanada. Fica próximo ao INSS. O telefone é 3721-1531 e 3177-7113.
Sobre HIV e Aids
O HIV é uma sigla para Imunodeficiência humana. De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), é o vírus que pode levar à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se livrar do HIV. Isso significa que uma vez que uma pessoa contrai o HIV ela viverá com ele para sempre.
O vírus se espalha afinal através de fluidos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico. Sem o tratamento antirretroviral; o HIV afeta e destrói essas células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de assim lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à Aids. A única forma contudo de saber se a pessoa está infectada com o HIV é por meio de teste.
Conforme a Unaids, até o momento não há previsões para uma cura. No entanto, a terapia antirretroviral (ART) pode prolongar significativamente a vida de muitas pessoas infectadas pelo HIV e diminuir as chances de transmissão da doença. É importante que as pessoas façam o teste de HIV e saibam desde cedo que estão infectadas; para que os cuidados médicos e o tratamento tenham maior efeito.