Redação Colatina em Ação – 06/11/2019
Militares do Exército, da Marinha e bombeiros do Espírito Santo passaram por treinamento, nesta terça-feira(5/11), para saberem o que fazer se o óleo chegar às praias capixabas.
Segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), nesta tarde as manchas estavam a 50 km do Norte do Estado.
Duzentos e oitenta militares do Exército e da Marinha e mais 100 bombeiros participaram do treinamento, que ocorreu no município de Vila Velha.
“O objetivo é minimizar os impactos no manejo com a possível chegada do óleo”, disse o secretário Estadual de Meio Ambiente, Fabrício Machado.
Quando o óleo chegou às praias do Nordeste, voluntários que fizeram a limpeza das praias entraram em contato com o produto, o que pode provocar doenças graves. No Espírito Santo, militares e bombeiros devem trabalhar para que isso não aconteça.
“Nós, do Espírito Santo, temos o tempo de sermos mais planejadores e menos reativos. Então, dessa forma, a gente consegue aprender com erros que foram cometidos lá, para que não se repitam aqui”, falou o oceanógrafo do Iema, Pablo Prata.
As manchas de óleo chegaram à Nova Viçosa, na Bahia, a 50 quilômetros da divisa com o Espírito Santo. Mais ao sul dessa localidade estão as praias de Conceição da Barra e Itaúnas. Fonte: G 1 ES