Praia é conhecida internacionalmente por ser um dos melhores locais para praticar kitesurf.
Redação Colatina em Ação – 05/11/2019
Manchas de óleo foram vistas na orla da Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, na manhã desta terça-feira (5). O material foi encontrado por moradores no início da manhã. Órgãos da prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado enviaram equipes para fazer a limpeza do local. Uma tartaruga morta com manchas de óleo foi encontrada no local.
200 localidades
A mancha de óleo que polui as praias brasileiras apareceu no fim de agosto e já atingiu pelo menos 26 praias do Ceará e mais de 200 localidades do nove estados do Nordeste.
A praia do Cumbuco, que voltou a ser poluída, é um dos destinos mais procurados no mundo pelos praticantes de kitesurf. Em setembro, kitesurfistas se concentraram no local para bater o recorde mundial do maior número praticantes do esporte velejando simultaneamente.
Eliandro Santana, guarda-vidas de um condomínio próximo ao local atingido pelas manchas, viu o óleo no início da manhã, a caminho do trabalho. Ele conta que ficou surpreso, pois achava que não haveria reincidência de manchas de óleo na praia.
Semace
Essa é pelo menos a segunda vez que a Praia do Cumbuco tem registro de mancha de óleo. No início de outubro, a praia foi considerada imprópria para banho pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace)
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) declarou que não foi acionado para a ocorrência. O órgão registrou manchas de óleo na praia de Pontal do Maceió, na última segunda-feira (5).
De acordo com o último boletins da Marinha do Brasil, divulgado na segunda-feira (4), o litoral do estado do Ceará está limpo de manchas de óleo.
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) informou que o material oleoso atingiu 500 metros da praia, mas que a poluição é leve. De acordo com a secretaria, foram mobilizados 30 militares para a limpeza dos vestígios.
Tartaruga morta
Uma tartaruga foi encontrada morta próximo às manchas. De acordo com Hugo Pontes, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, o animal tinha pequenas manchas de óleo.
Conforme Instituto Verdeluz, que atua no resgate de animais marinhos, só é possível confirmar a relação da morte da tartaruga com o material oleado após análise do animal. Uma equipe da Sema foi ao local para resgatar o animal. Fonte: G1