Redação Colatina em Ação – 22/10/2019
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, em Colatina, por meio dos alunos do grupo de pesquisa em Robótica; formado por estudantes do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio; realizou no último sábado (19), uma palestra motivacional e explicativa para os estudantes da Educação Jovens e Adultos (EJA) ;dos Cursos de Operador de Computador das escola municipal João Bandeira, em Vitória.
Veja mais …… ….. Mais Uma Carreta Com Bloco De Granito Tomba Em Colatina…. ….Trecho Entre Itaguaçu E Santa Teresa Terá Nova Linha De Ônibus… ..Óleo Chega Às Praias Capixabas Em Até 15 Dias, Afirma Especialista…
Para o evento, 26 alunos da capital do Estado estiveram presentes na ação em Colatina, que foi dívida em três etapas. No primeiro momento, Tiago Araújo, coordenador do curso, falou aos presentes a respeito da evolução tecnológica desde o surgimento das máquinas; passando pela criação dos computadores, até ao nascimento da Inteligência Artificial (AI) e a aplicação da mesma no cotidiano para os profissionais do futuro.
Após este momento, os alunos do grupo de pesquisa apresentaram trabalhos, desenvolvidos no decorrer do ano letivo, em que são aplicadas as teorias estudadas. Destacam-se: uma máquina automática alimentadora de animais e um semáforo sonoro para inclusão social de deficientes visuais
Por fim, para encerrar as atividades, todos se encaminharam ao pátio da escola; onde foi possível conhecer um “drone” e entender mais sobre o funcionamento deste equipamento, que pode ser usado por vários setores do mercado.
Sobre a parceria entre as escolas, a professora municipal Dayse Moraes Perini Calixto destacou: “foi bastante significativo verem aqueles adolescentes criando protótipos inovadores pensando, até mesmo, em suprir limitações de pessoas com algumas deficiências e outras para facilitar a vida das pessoas”, disse.
Dayse Moraes ainda ressaltou: “nossos alunos perceberam como é necessário o estudo para suas vidas, e que o futuro já está acontecendo e precisam despertar para esta atualidade”, disse. Fonte: Assessoria de Comunicação da Sedu.