Outubro Rosa 2019
Cidades Saúde

Outubro Rosa 2019, terá programação especial em Colatina

Redação Colatina em Ação – 03/10/2019

Foto: Reprodução

Colatina terá programação especial para o Outubro Rosa, mês da campanha de conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Iniciada nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Atendidas acontecerão em Unidades de Saúde, nas equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs).

Casa da Mulher

Na próxima sexta-feira, dia 4, será realizada a abertura oficial do Outubro Rosa, na Casa da Mulher, no centro da cidade. Terá café da manhã, testes de sífilis e HIV, aferição de pressão arterial. Teste de glicemia, coleta de material para Exame Preventivo e solicitação de mamografia. Mais dois eventos ainda serão realizados neste mês no local.

Em todos os bairros e distritos haverão atendimentos. No Centro da cidade, nos dias 8, 15, 22 e 29 (manhã e à tarde), coleta de material para exame citopatológico de colo uterino. Solicitação de exame de mamografia. Na (manhã) 09, palestra sobre a importância do autoexame, sorteio de brindes, coleta de material e solicitação de mamografia. No dia 24, à noite (a partir das 17 horas) coleta de material e solicitação de mamografia.

Bairro Honório Fraga

No bairro Honório Fraga, nos dias 8 e 22, haverá coleta de material para exame citopatológico de colo uterino. Solicitação de exame de mamografia e orientações sobre o autocuidado com a saúde da mulher. No dia 15, terá café da manhã, roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Coleta de material e solicitação de mamografia. Nos dias 24 (noturno) e 29, haverá palestra, coleta de material e solicitação de mamografia.

Bairro São Pedro

No bairro São Pedro, nos dias 8, 15 e 21 (noite) haverá coleta de material, solicitação de mamografia, palestras, testes rápidos de sífilis e HIV. No dia 8 (manhã) terá café da manhã, palestras, sorteio de brindes, corte de cabelo e maquiagem. E em todas as quintas-feiras (manhã e tarde) haverá coleta de material e solicitação de mamografia.

São Silvano

No grande São Silvano no dia 8 (manhã) terá abordagem na Feira Livre sobre prevenção. E no dia 15 (de 17 horas até a noite) terá coleta de material e solicitação de mamografia. Nas terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde, haverá coleta de material e solicitação de mamografia.

Bairro Carlos Germano Naumann

No bairro Carlos Germano Naumann, nos dias 9, 16 e 23 (noite), coleta de material, solicitação de mamografia. Palestra e roda de conversa sobre a saúde da mulher. Quintas e sextas-feiras (manhã) haverá coleta e solicitação de mamografia. No bairro Colúmbia, dias 3, 9, 10, 16, 17, 23 e 24 (manhã e tarde), e no dia 22 (noite), terá coleta e solicitação.

Bairro Novo Horizonte

No bairo Novo Horizonte, dias 2, 9, 16 e 23 (manhã) e dias 3, 10, 17 e 24 (tarde), coleta de material. Solicitação de mamografia. No dia 9 (noite), além de coleta e solicitação de mamografia, terá roda de conversa. Em Anchieta, nos dias 2 e 9 (13 horas), e dias 23 (manhã, tarde e noite) e 24 (13 horas) coleta e solicitação de mamografia. No dia 9 (8 horas), terá palestra.

Bairro Vila Lenira

No bairro Vila Lenira, no dia 10 (9 horas) terá palestra com o médico George Luiz Catarato. Nas terças-feiras (manhã e à tarde), nas quartas (tarde) e nas sextas-feiras (manhã) terá coleta e solicitação de mamografia. Em Jardim Planalto, nos dias 3, 17, 24 e 31 (manhã), e no dia 25 (noite), terá coleta de material e solicitação de mamografia.

Bairro São Bráz

No bairro São Brás, nos dias 3, 10, 24 e 31 (tarde) e 17 (noite) terá coleta de material, solicitação de mamografia. São Marcos, nos dias 3, 10, 17 e 24 terá coleta e solicitação de mamografia, dia 9, e palestra. Em São Miguel, nos dias 4, 11 e 25 (manhã). 14 e 21 (tarde), 9 e 16 (noite) e 18 (manhã e tarde), coleta e solicitação de mamografia.

Maria das Graças, nos dias 8 e 10 (18 horas), com demanda livre todos os dias da semana (manhã e tarde). Coleta e solicitação de mamografia.

Bairro Colatina Velha

No bairro Colatina Velha, no dia 9 (17 horas) terá atendimento noturno para as mulheres que trabalham durante o dia. Consultas médica e odontológica, e também coleta de material e solicitação de mamografia. No dia 15 (8 horas) terá palestra sobre a prevenção. E em todas as terças-feiras (13 horas) e quintas-feiras (manhã) terá coleta e solicitação de mamografia.

Bairro Santo Antônio

No bairro Santo Antônio, nos dias 9, 23 e 24 (7 horas) e no dia 16 (16 horas) terá coleta e solicitação de mamografia. No dia 9 (7 horas) terá atendimento às mulheres do bairro Morada do Sol. Em São Judas Tadeu, nos dias 9 e 23 (noite) e em todas as quartas-feiras (manhã e à tarde) terá coleta e solicitação de mamografia. E no dia 30 (17h30) palestra sobre prevenção na Unidade de Saúde e participação de médicos, enfermeiros e psicóloga.

Bairro Operário

No bairro Operário, no dia 10 (noite) terá coleta, palestra e solicitação de mamografia. Em todas as quintas-feiras (manhã e à tarde) terá coleta e solicitação. Em Luiz Iglesias, terá coleta de material e solicitação de mamografia (manhã e tarde) nos dias 18 e 30. O atendimento para Santa Joana será no dia 15 (manhã e tarde), e para Itapina (manhã e tarde) nos dias 10, 14 e 24.

Bairro Simonassi

No bairro Simonassi, no dia 10, às 8 horas, terá palestra, e às 13 horas terá coleta de material e solicitação de mamografia. Nos dias 11 (manhã), 16 (13 horas), 17 (manhã e 17 horas) e 18 (manhã), será o mesmo tipo de atendimento. Em Nossa Senhora da Penha, em todas as quartas-feiras (manhã e tarde), terá coleta, solicitação de mamografia e palestras. No dia 16 (noite), terá coleta, solicitação de mamografia, palestra, lanche e embelezamento (maquiagem, manicure, corte de cabelo).

Bairro Aparecida

No bairro Nossa Senhora Aparecida, em todas as terças-feiras (tarde) e quintas-feiras( manhã e tarde) terá coleta e solicitação de mamografia. No dia 17 (7h30), terá palestras e café da manhã. A noite terá, além de coleta e solicitação de mamografia, ação de empoderamento e de embelezamento feminino (sobrancelha, limpeza de pele e corte de cabelo).

Bairro Vila Real

No bairro Vila Real, no dia 17 (noite) e em todas as quintas-feiras (manhã e tarde) terá coleta e requisição. No dia 23 (manhã) será realizada ação social em parceria com o Cras. Terá oficinas de artesanato, palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), estandes informativos sobre o Outubro Rosa, aferição de pressão arterial e outros serviços.

E em Vicente Soela, em todas as quartas-feiras (manhã e tarde) terá coleta e requisição. No bairro, desde o dia 30 de setembro e até o dia 9 de outubro (noite) está acontecendo coleta de material e solicitação.

São João Pequeno

Em São João Pequeno, nos dias 3, 10 e 17 (manhã e tarde) terá coleta e solicitação de mamografia. Dia 24 (manhã), também terá palestra. Em Ângelo Frechiani, nos dias 9 e 23 (manhã e tarde) terá coleta de material e solicitação. Dias 15 (manhã e tarde) terá palestra e aferição de pressão arterial, peso, altura, Índice de Massa Corpórea. Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. No dia 31 (manhã), palestras sobre autoestima e direitos das mulheres, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos e café.

Graça Aranha

Em Paul de Graça Aranha, nos dias 8 e 22 (manhã e tarde) terá coleta de material e solicitação. No dia 29 (manhã e tarde) terá palestra, aferição de pressão arterial, peso, altura, Índice de Massa Corpórea. Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. E no dia 30 (manhã) palestras sobre autoestima e direitos das mulheres, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos e café. E em São João Grande, no dia 21 (manhã), na Igreja Luterana no Córrego do Almoço, terá coleta de material, solicitação de mamografia e palestra. As mesmas ações acontecerão nos dias 22, 23 e 24 (manhã e tarde). Fonte: Comunicação Social da PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *