Redação Colatina em Ação 17/09/2019
Está bastante adiantada a obra de construção da rede do novo sistema de irrigação adotado pela Prefeitura de Colatina, para a manutenção dos canteiros verdes, nas margens dos rios Santa Maria e Rio Doce, numa extensão de três quilômetros, abrangendo os dois trechos da Avenida Beira Rio, entre a Ponte de Ferro da Praça Sol Poente (José Zouain) até nas proximidades da Academia Popular (Senador Moacyr Dalla).
Segundo Geraldo Avancini, do Sanear, o sistema já está pronto e funcionando no trecho da Praça Sol Poente até o Batalhão da Polícia Militar (BPM). A próxima etapa agora é fazer os cerca de 800 metros que faltam para que a obra seja totalmente concluída (o que deve acontecer até outubro), e os canteiros da área verde sejam irrigados também.
O material da tubulação por onde passa a água foi adquirido pelo Sanear, e os serviços de instalação estão sendo executados pela empresa Tropa Construtora. A tubulação, com custo de aproximadamente R$ 245 mil, teve início no Estádio Municipal, passando pelas imediações da Praça Laurentino Teixeira e Rio Santa Maria, no bairro Adélia Giuberti (próximo ao antigo Tiro de Guerra) e vai até a Ponte de Ferro (Agenor Alves), seguindo pelo calçadão, e vai até os canteiros da Avenida Senador Moacyr Dalla.
A tubulação, feita de Polietileno de Alta Densidade, e com 11 centímetros de diâmetro, foi interligada ao sistema de irrigação situado dentro do Estádio Municipal, utilizado para a manutenção do gramado. A rede para o Estádio vem da Estação de Tratamento de Água (ETA) I, situada na região alta do bairro Adélia Giuberti.
“O sistema de funcionamento acontece por gravidade, e, em determinadas distâncias, tem registros para conexão”, explicou Avancini. Ele contou que a captação será de água bruta do Rio Doce, e não de água tratada pela ETA. O novo sistema vai substituir o atual, que utiliza o carro-pipa (Senador Moacyr Dalla, uma vez por semana), considerado muito oneroso
A nova medida vai proporcionar à Prefeitura mais economia com a manutenção do veículo (combustível e principalmente com oficina mecânica), com energia e com os custos das equipes que operam. E também mais qualidade dos serviços prestados pelo poder público e qualidade da vegetação dos canteiros que embelezam a região de lazer mais importante da cidade para os colatinenses. Fonte: Comunicação Social da PMC