Argentino defendia o Vasco na partida histórica em 1969
Redação Colatina em Ação – 05/09/2019
Morreu nesta quarta-feira (4), o goleiro argentino Edgardo Andrada, aos 80 anos. Em uma primeira impressão, o nome pode até não soar familiar, mas Andrada ficou famoso por ser o goleiro que levou o milésimo gol de Pelé, em 19 de novembro de 1969, na partida entre Vasco e Santos, no Maracanã. A causa da morte não foi divulgada.
O goleiro chegou no time cruzmaltino no mesmo ano do famoso gol do rei do futebol. Mas, somente no ano seguinte, conseguiu sua primeira conquista com o Vasco. Foi ao lado de nomes como Gilson Nunes, Alcir, Eberval e Fidélis, que ele sagrou-se campeão carioca.
Em 1971, Andrada se consagrou como o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro e seguiu titular absoluto do Cruz-Maltino ano a ano. Até que, em 1974, ele fez parte de uma campanha histórica para os vascaínos. Andrada era o camisa 1 do time que foi campeão brasileiro, ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1, no Maracanã.
“El Gato” conviveu com nomes como Roberto Dinamite, Ademir, Jorginho Carvoeiro e Zanata. O goleiro ainda vestiu a camisa cruz-maltina em 1975, no qual o time disputou a Copa Libertadores pela primeira vez. Mas, no ano seguinte, mudou de ares. Fonte: Pleno.News