Cidades Esportes

Colatina será um dos municípios brasileiros a receber o Festival Paralímpico

Pela segunda vez, Colatina vai participar do Festival Paralímpico, que será realizado no dia 21 de setembro, no Ginásio de Esportes Municipal, de 8h30min as 12 horas.

Redação Colatina em Ação – 05/09/2019

Foto: Reprodução

A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é envolver aproximadamente 160 crianças e adolescentes, nas modalidades paralímpicas de atletismo, bocha e golbol.

O Festival tem o objetivo de elevar o esporte paralímpico nacional e mobilizar e integrar crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de ambos os sexos, com e sem deficiência (80% com deficiência e 20% sem deficiência) em todo o território brasileiro, por meio de atividades físicas, oferecendo três atividades paralímpicas de forma lúdica.

Segundo o organizador do evento, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que conta com as parcerias das Prefeituras por meio das Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, serão envolvidas escolas especializadas, clubes que atendem a deficientes, associações, centros de reabilitação e instituições de ensino regular.

Para o CPB, o Projeto Dia do Festival do Atleta Paralímpico é inovador no movimento paralímpico nacional. Sua finalidade é promover três modalidades paralímpicas em cada núcleo, para um grupo de até 50 crianças e adolescentes em cada uma e divulgar em rede nacional (pela Rede Globo, com a mobilização de todas as suas filiadas).

Será uma ação compartilhada, com no mínimo um núcleo em cada Unidade Federativa e até 70 municípios em todo o Brasil, que mobilizarão 150 participantes em cada um, com deficiência física, visual e intelectual, agregando os sem deficiência, como uma forma de promover a inclusão social. “O Projeto entende que a socialização é muito importante durante as atividades paralímpicas desenvolvidas, por isso também a inclusão dos sem deficiência, porque uma das propostas é incluir o esporte paralímpico nas escolas regulares, oportunizando os alunos deficientes na prática esportiva, juntamente com seus pares”.

Para a secretária Municipal de Educação, Rosimey Guedes Giles, “para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva é importante que se ensinem lições de respeito e empatia aos jovens ainda no ambiente escolar. Umas das ferramentas mais eficientes para isso, é, sem dúvida, o esporte. A preparação para esse importante momento já foi iniciada pelo Comitê Paralímpico Municipal”.

Dia Nacional do Atleta Paralímpico

O Festival acontece sempre em setembro, em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro. Neste ano o evento vai acontecer em 69 cidades, das quais três capixabas; Colatina, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.

A primeira edição aconteceu no ano passado, com a participação de 48 cidades e mais de 6 mil crianças e adolescentes. Em Colatina o evento aconteceu no Unesc. A expectativa é que neste ano em todo o Brasil participem 10 mil crianças e adolescentes. Fonte: Comunicação Social da PMC / Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.