Redação Colatina em Ação – 09/08/2019
Um grupo de 35 pessoas, de alunos e professores do curso de pós-graduação agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), visitaram nessa quinta-feira(08/08), duas Escolas Municipais de Comunidade Rural (Emcor) da rede de ensino de Colatina, que atuam com a metodologia da “Pedagogia da Alternância”, que consiste em valorizar a educação no campo, contribuindo para a vida rural, e também para evitar o êxodo para os centros urbanos.
São as Escolas “Fazenda Pinotti”, situada em São João da Barra Seca, distrito de Boapaba, no Vale do Santa Joana, e a “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, no distrito de Ângelo Frechiani. O objetivo da equipe fluminense é ter um momento de vivência em relação às experiências com a forma de atuar das instituições municipais com os filhos dos agricultores.
Com a “Pedagogia da Alternância” a intenção é evitar que os filhos dos agricultores gastem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola ou que tenham que ser enviados de vez para morar em centros urbanos. Os alunos têm disciplinas regulares do currículo do ensino fundamental, além de outras voltadas para a agropecuária. Quando retornam para casa desenvolvem projetos e aplicam as técnicas que aprendem em hortas, pomares e criações.
Para a secretária de Educação, Rosimery Guedes Giles, “a presença dos universitários nas nossas escolas, despertados pelo interesse nas nossas instituições que trabalham com o conhecimento que trata da formação de profissionais na zona rural, é extremamente importante para nós. É um reconhecimento e também uma oportunidade para mostrar o trabalho que é desenvolvido com muita responsabilidade junto à comunidade do interior do nosso município”. Fonte e fotos: Comunicação Social da PMC