Cidades

Bairros de Colatina vão ter iluminação pública com lâmpadas de Led

Redação Colatina em Ação – 30/07/2019

Substituindo as antigas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de Led, a Prefeitura vai iniciar o mês de agosto com diversas obras. O objetivo é deixar as vias, como ruas, avenidas, becos, escadarias e praças da cidade mais seguras à noite, para a circulação dos colatinenses, principalmente para os que trabalham e estudam.

Estão programadas para serem atendidas na próxima semana, conforme o cronograma de atendimento à população, da Secretaria Municipal de Obras (Semob), seis locais de quatro bairros. Serão as Ruas Hélio Leal e Boeing e Beco Xavante, em Aeroporto; Rua Bernardo Augusto Sperandio, em Novo Horizonte; Rua Regina Rolim Gregato, em Honório Fraga; e também a praça do bairro Jacarandá. O projeto para a Rua Benício Corrêa Maduro, no bairro Colatina Velha, já está pronto e a obra está em vias de ser licitada, segundo informações da Secretaria.

A intenção da Prefeitura é avançar no projeto de modernização com manutenção e instalação de equipamentos de alta qualidade, mas também de baixo custo, que favoreçam economicamente os cofres públicos, levando melhorias aos moradores da cidade e também do interior.

De acordo com a Semob, para instalar as lâmpadas o município vem identificando os locais de maior fluxo de pessoas e de mais necessidade, e tem procurado atender com rapidez os pedidos das comunidades, conforme suas prioridades. Para isso tem um cronograma para o atendimento diário voltado para a manutenção e também para a instalação do sistema que tem sido executado dentro dos prazos estabelecidos para serem efetuados, sem atraso.

Economia

As luminárias, com tecnologia Led, chegaram no sistema de iluminação brasileiro para substituir as de vapor metálico (brancas) e sódio (amarelas) dos anos 90, que foram introduzidas no lugar das incandescentes e fluorescentes (décadas de 1960 a 1980). O Led possui um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais, contribuindo para que o poder público administre melhor os recursos com iluminação. Mais eficientes e econômicas, consomem menos energia e iluminam mais, contribuindo para que os municípios reduzam na demanda por energia, evitando desperdício e economia no valor da conta de luz. Fonte: Comunicação Social da PMC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.