Redação Colatina em Ação em 18/07/2019
Mas o município também precisa ser conhecido pelo seu cantinho muito especial, de clima frio de montanha, considerado um paraíso, e o melhor, situado a poucos quilômetros da cidade. A região serrana de Colatina é São Pedro Frio, a 40 quilômetros da sede e o local ideal para quem quer respirar ar puro, fugir do calor durante o verão e também curtir um inverno muito aconchegante.
Enquanto no inverno na cidade de Colatina o clima também fica mais agradável, em torno de 25º C, em São Pedro a média é melhor ainda, em torno de 18º C, e podendo atingir uma temperatura até mais abaixo.
São muitos os atrativos, entre eles, a Serra da Cangalha, considerada o ponto mais alto com 900 metros de altitude. Muitas pedras são vistas no lugar e a mais famosa é a da “Baleia”, esculpida pela natureza com formato do animal marinho, que fica numa serra na propriedade da família Mantai.
A região já é conhecida como “Suíça colatinense” e ainda tem remanescentes de mata atlântica. A vista é deslumbrante. Belas paisagens podem ser vistas em diversos pontos, principalmente quando se descortina o alvorecer e o nascer do sol, contrastando com a cerração e a vegetação formada principalmente por quaresmeiras e muitas samambaias ao longo do caminho das estradas. Há matas e cachoeiras a serem exploradas.
No lugarejo moram cerca de 160 famílias que vivem basicamente da agropecuária, e com muito calor humano e hospitalidade à espera dos visitantes .
O estresse não tem vez em São Pedro Frio. Os cenários deslumbrantes são ideais para piqueniques, acampamentos, com a família ou amigos e até mesmo para fazer retiros para meditação, tudo para se desligar do mundo em clima de muita paz e harmonia com a natureza.
Aos visitantes é aconselhável levar alimentação e água, porque o local ainda carece de uma boa infra-estrutura. Os que já conhecem e freqüentam desde criança apostam nos desenvolvimentos dos turismos rural e ecológico. Quem tem uma propriedade na região não quer vender e quem não tem quer comprar.
Os proprietários rurais locais querem construir pousadas, bares e restaurantes, áreas para pescaria, para eventos e outras opções de lazer para receber visitantes e oferecer uma opção de renda à comunidade. Há os que por terem cachoeira sem suas terras já estão melhorando a situação dos que já acampam no local e querem melhorar a estrutura para o futuro.
Juntamente com o Sebrae, e por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Econômico e Turismo, a PMC vem promovendo cursos sobre “Turismo Rural” para os agricultores de todo o município que querem fazer do turismo uma fonte de renda. Também vem informando aos proprietários rurais sobre os procedimentos para a realização de projetos, capacitação e obtenção de financiamentos.
Para chegar a São Pedro Frio o motorista deve seguir pela BR-259, no sentido Colatina-Baixo Guandu, e cerca de 800 metros depois de passar pela Escola Agrotécnica Federal de Colatina e entrar à direita.
Deve seguir direto numa estrada vicinal até chegar à Vila de São João Grande e entrar à esquerda. Continuar e nos cruzamentos que surgirem pelo caminho pegar sempre à direita até chegar à Barra de São Pedro Frio. Ir direto à sede de São Pedro Frio e, caso queira ir até o ponto mais alto da comunidade, na Serra da Cangalha, deverá entrar à direita.
Mapa mostrando a localização de São Pedro Frio, em Colatina. Saindo da cidade, pela Rua Guarapari, no bairro Lacê, continuar até o encontro com a BR 259, no bairro Colúmbia. Seguindo adiante, pela referida BR, alguns quilômetros depois há uma placa indicativa para São Pedro Frio. São mais uns 20 km, de estrada de terra, em boas condições.
Fonte: Comunicação Social da PMC