Cidades Cultura

Inscrições para a VI Semana da Agricultura Familiar de Colatina

Redação Colatina em Ação – 08/07/2019

Foto: Reprodução

Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar da VI Semana da Agricultura Familiar de Colatina, que será realizada no período de 23 a 25 de julho, no Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) de Colatina, do Campus Itapina. Elas podem ser feitas no Sindicato Rural Patronal (SRP) e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Haverá café da manhã, às 7 horas, e almoço às 11h30, no valor de R$ 10,00 por dia, a ser pago no ato da inscrição.

A Semana será realizada pela parceria entre a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder), Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural), Sindicatos Rural Patronal (SRP) e dos Trabalhadores Rurais (STR) e Ifes. E conta com o patrocínio e o apoio de diversas entidades e empresas dos setores público e privado.

Vai destacar as áreas da fruticultura, silvicultura, cafeicultura, avicultura, piscicultura, ovinocultura e cacauicultura, também da leiteira, agroecológica e agroturística, e ainda de cachaçaria e cervejaria. Dois eventos vão acontecer no dia 24 (16 às 20 horas), como a “Feira de Agronegócio, Veículos e Produtos Artesanais” e o 2º Concurso de Queijos de Colatina”.

Programação

No dia 23, terá quatro palestras, com 25 vagas cada uma. De 8 as 9h30, será “Fruticultura Tropical – Abacaxi”, com Osvaldino Neto, do Incaper de Colatina; e “Silvicultura”, com Rodrigo Tureta, da empresa Suzano. De 9h30 as 11 horas, será “Fruticultura Tropical – Maracujá”, com João Henrique Trevizani, do Incaper de São Mateus; e “Floresta Produtiva”, com Pedro Carvalho, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). De 12h30 as 16 horas, será “Fruticultura Tropical – Banana”, com o instrutor César Carvalho, do Incaper de Colatina; e “Agroturismo e Turismo Rural”, com os instrutores Eduardo Varnier e Bruno Barbieri, do Ifes de Colatina/Itapina.

No dia 23, de 8 as 16 horas (intervalo para almoço) será “Uso de Drone na Agricultura”, com o instrutor Gustavo Gonçalves de Oliveira, da empresa Capixaba Drone; e “Piscicultura – Criação e Comercialização”, com os instrutores José Nailton Canuto e Silva, do Ifes Colatina/Itapina, e Pattryk Santos Rodrigues, da American Fish. São 25 vagas.

Nos dias 23, de 8 as 16 horas, e 24, de 8 as 11 horas, e com 20 vagas, será “Produção de Cachaça de Qualidade”, com o instrutor Leandro Marelli, da Universidade de São Paulo (USP). Nos dias 23, 24 e 25, de 8 as 16 horas (intervalo para almoço), com 30 vagas, será “Derivados do Cacau” com a participação do instrutor Álvaro Cândido da Silva, da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacueira).

No dia 24, de 8 as 16 horas (intervalo para almoço), com 25 vagas, será “Ovinocultura” com os instrutores Leonardo Raash Hell, do Ifes Colatina/ Itapina; Marcus Vinícius Gumiero e Caio Afonso Cardoso, da (Associação de Criadores de Caprinos do Espírito Santo (Accoes); “Recuperação de Nascentes”, com a instrutora Cíntia Gomes, do Instituto Terra; e “Cacau (teoria e prática)” do instrutor Leonardo Rodrigues Conceição, da Ceplac. E ainda, “Curso de Cerveja Artesanal” com 15 vagas (R$ 45,00), com o instrutor Marcelo de Carvalho Marinho, da Cervejaria Trindade.

No dia 24, de 12h30 as 16 horas, será “Métodos para Extração de Café”, com as instrutoras Alanne Carvalho de Oliveira, Alice Dela Costa Caliman e Maria Luiza Falcon, do Ifes de Venda Nova do Imigrante. Às 16 horas, será realizado o “2º Concurso de Queijos” registrados do município de Colatina.

Nos dias 24 e 25, com 20 vagas, de 8 as 16 horas (intervalo para almoço) será “Produção de Derivados Lácteos (queijo Minas Frescal, queijo Minas Padrão, requeijão cremoso, requeijão em barra, queijo muçarela, iogurte), com os instrutores Edna Silva de Abreu, do Incaper de Colatina, e José Alencar de Barros, do Ifes de Colatina/Itapina.

No dia 25, terá três palestras, com 25 vagas cada uma. “Alimentação de Ruminantes – Silagem de Capiaçu”, de 8 as 9h30, com Osvaldino Neto, do Incaper de Colatina; “Programa Balde Cheio – Colatina/Região Noroeste”, de 9h30 as 11 horas, com o técnico agrícola, João Victor Barbieri; e também “Planos Nutricionais para a Avicultura Colonial, de 12h30 as 16 horas, com Veredino Louzada da Silva Júnior, do Ifes Colatina/Itapina.

Além disso terá “Cafeicultura – do Plantio à Colheita”, de 8 as 16 horas (almoço), com os instrutores Anderson Rosa Marim, do Incaper de Colatina e Cristiani Campos Martins Busato, do Ifes Colatina/Itapina; e “Agroecologia – Conhecendo a OCS – Colatina e Produção de Caldas e Fertilizantes no Uso da Horticultura”, de 8 as 16 horas (almoço), com instrutores da OCS (Organização de Controle Socia0 – CAF (Cooperativa da Agricultura Familiar) de Colatina, e Moisés Marré, do Incaper de Nova Venécia.

Os organizadores do evento informam ainda que poderá haver inscrições no dia do evento, caso haja vaga. O Sindicato Rural Patronal está localizado na Rua Expedicionário Abílio dos Santos, nº 341, Centro (contato com Bruno Gramelic pelo (27) 3722-5014). O Sindicato dos Trabalhadores Rurais está localizado na Rua Adamastor Salvador, nº 421, Centro (contato com Regiane pelo (27) 3722-2988) Fonte: Comunicação Social da PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.