Cidades Educação Saúde

Prefeitura orienta: ajude a combater o mosquito AEDES AEGYPTI

Redação Colatina em Ação – 11/06/2019
Foto: Divulgação PMC

A Prefeitura Municipal de Colatina, e a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS esclarece que: Conforme a Nota Informativa nº77/2019-CGPNCMD/DEVIT/SVS/MS, o Brasil está passando por um momento de desabastecimento do Malathion EW 44%, que é a única opção de adulticida não-piretróide com registro na ANVISA para utilização no controle do mosquito Aedes aegypti.

Conforme a Nota Técnica, emitida pela Superintendência Regional de Colatina, não é recomendado o uso de nenhum inseticida piretróide para o controle da população adulta de Aedes aegypti.

Diante do exposto, a SEMUS, solicita aos seus munícipes que: • Auxiliem no combate ao mosquito, uma vez que a maior parte dos criadouros do mosquito são encontrados dentro das residências, e seus ovos podem resistir por aproximadamente dois anos em ambiente seco.

Ou seja, se o local em que ele foi depositado – uma garrafa, um pratinho de vaso de planta, por exemplo – não for eliminado, o ovo ficará ali esperando uma oportunidade para eclodir; • Fiquem atentos ao acúmulo de água em locais como calhas, pneus velhos, garrafas, além de manter quintais sempre limpos. Troquem a água dos pratos de plantas. Também tampem os tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água, para assim evitar sua proliferação; • Usem repelentes, com precaução quando utilizados em crianças pequenas e idosos.

E também usem espirais ou vaporizadores elétricos em horários que os mosquitos mais picam: ao amanhecer e ao final da tarde. O ar-condicionado inibe o mosquito, mas não o mata, e; • Recebam os Agentes de Combate a Endemias em suas residências para que os trabalhos de rotina sejam feitos, visando diminuir a transmissão de casos.

SE VOCÊ ELIMINAR OS FOCOS, A DENGUE NÃO APARECE. FAÇA A SUA PARTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *