Saúde

Número de casos de dengue dispara em Colatina

Todos os colatinenses sabem que as chuvas não são mais muito comuns em Colatina há muito tempo, mas, mesmo assim, eles sempre estão aguardando que elas venham. Para não agravar mais ainda a situação com o combate à dengue e também com a zika e a chikungunya, quando as chuvas chegam, a Prefeitura tem trabalhado no ano inteiro com medidas de prevenção.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica mantém a situação sob controle, com constantes trabalhos de fiscalização visando conscientizar a população sobre a importância de seguir as orientações das equipes que visitam as residências.

Para isso, o alerta à população é para dobrar a atenção para o combate ao mosquito aedes aegypti, que transmite as doenças, que nos dias de chuvas pode proliferar muito pela exposição de materiais que acumulam água. As equipes vão a campo para manter um trabalho setorizado de permanente vigilância em busca de focos, para que não surjam novos casos de dengue no município.

Normalmente as visitas domiciliares são feitas a cada dois meses, porém onde são identificados os focos do mosquito, o trabalho é feito imediatamente após a identificação. Logo é feito o bloqueio do foco com monitoramento constante, orientações ao morador do local e da vizinhança, e ainda conta com a passagem do carro termonebulizador (com mesmo veneno do carro fumacê), pela região. São cerca de 210 armadilhas de Monitoramento Inteligente, para identificação do mosquito distribuídas pela cidade.


O monitoramento nas residências que ficam fechadas durante a semana, e em horário comercial principalmente, porque seus moradores trabalham fora, é feito com a distribuição de informativos e o agendamento de visitas aos sábados e domingos, de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um deles.

Atuam no trabalho de combate 63 agentes, divididos em sete equipes. Nos pontos estratégicos, como ferros velhos, Rodoviária, cemitérios, entre outros, com borrifação de veneno, são dois agentes. A equipe de borrifação é formada por cerca de 10 pessoas. E ainda outros em funções de coordenação.

De acordo com a Semus, é preciso que a população não deixe de seguir as orientações das equipes que atuam por todo o município. Orienta que os moradores procurem estar sempre bem informados e que mantenham a preocupação com o lixo, com a limpeza dos quintais e com tudo o que é preciso ser feito para evitar que o mosquito apareça, porque o  período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região. Chama a atenção também para que mantenha a higiene e evite deixar água parada,  porque os ovos do mosquito podem sobreviver por mais um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

O número de casos confirmados de dengue em Colatina aumentou 412% nos últimos dois meses Oito bairros concentram o maior número de incidência de dengue:
Jardim Planalto;
Santos Dumont;
Vila Lenira;
Santo Antônio;
Colúmbia;
Moacir Brotas;
Maria das Graças;
Castelo Branco.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, 99% dos focos da doença esta dentro ou no entorno das residências.

O que devemos fazer para combater a dengue, veja cartaz!

Foto: Reprodução

Fonte: Comunicação Social PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *